terça-feira, 15 de maio de 2012

Consumidores mais cautelosos

Pesquisa realizada pelo Departamento de Economia da Fecomércio Minas, os consumidores estão mais cautelosos referente às datas de vencimentos de suas compras. Segundo o estudo, esse é o menor número apresentado desde de 2009.Há três anos as contas em atraso não apontavam um índice menor do que os 42,6%, registrados neste bimestre de março/abril. o desde janeiro/fevereiro de 2009, quando o percentual de atraso no pagamento de contas revelou 35,6%. Do último bimestre até agora, houve um recuo de 2,5%. Ainda assim, o consumidor se encontra em um alto patamar, já que o endividamento futuro aumenta o risco da inadimplência.
"O principal motivo dos atrasos é a falta de planejamento. 65% dos consumidores apresentam como justificativa o descontrole pessoal”, afirma a gerente do Departamento de Economia da Fecomércio Minas, Silvânia Araújo. Embora a sondagem apure uma diminuição da taxa de inadimplência para 5,8% em março/abril contra 6,3% em janeiro/fevereiro, o cartão de crédito continua líder absoluto dos compromissos: 55,6% de uso e o maior patamar da série. “Esse alto índice é fruto da maior disseminação do cartão de crédito nos estratos sociais emergentes”, evidencia a economista Silvânia.
Para evitar a inadimplência e fazer com que os atrasos diminuam cada vez mais, a solução é buscar o equilíbrio orçamentário. Os consumidores têm a consciência disso, de acordo com 45,6% deles. “As pessoas sabem que usam o cartão de forma indisciplinada, até mesmo de forma emocional, o que chamamos de compras por impulso”, conclui a gerente.


Fonte: Fecomércio

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