Pesquisa realizada pelo
Departamento de Economia da Fecomércio Minas, os consumidores estão mais cautelosos referente às datas de vencimentos de suas compras. Segundo o estudo, esse é o menor número
apresentado desde de 2009.Há três anos as contas em atraso não apontavam um índice menor do que os
42,6%, registrados neste bimestre de março/abril. o desde janeiro/fevereiro de 2009, quando o percentual de
atraso no pagamento de contas revelou 35,6%. Do último bimestre até
agora, houve um recuo de 2,5%. Ainda assim, o consumidor se encontra em
um alto patamar, já que o endividamento futuro aumenta o risco da
inadimplência.
"O principal motivo dos atrasos é a falta de planejamento. 65% dos
consumidores apresentam como justificativa o descontrole pessoal”,
afirma a gerente do Departamento de Economia da Fecomércio Minas,
Silvânia Araújo. Embora a sondagem apure uma diminuição da taxa de
inadimplência para 5,8% em março/abril contra 6,3% em janeiro/fevereiro,
o cartão de crédito continua líder absoluto dos compromissos: 55,6% de
uso e o maior patamar da série. “Esse alto índice é fruto da maior
disseminação do cartão de crédito nos estratos sociais emergentes”,
evidencia a economista Silvânia.
Para evitar a inadimplência e fazer com que os atrasos diminuam cada vez
mais, a solução é buscar o equilíbrio orçamentário. Os consumidores têm
a consciência disso, de acordo com 45,6% deles. “As pessoas sabem que
usam o cartão de forma indisciplinada, até mesmo de forma emocional, o
que chamamos de compras por impulso”, conclui a gerente.
Fonte: Fecomércio
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